quinta-feira, 10 de julho de 2008

Mapeamento das Manifestações Culturais do Município de Icapuí - Departamento de Cultura

No dia 05 de Julho de 2008, após seleção e capacitação de dez Jovens estudantes distribuídos entre o ensino Médio e Superior, o Departamento Municipal de Arte e Cultura do Município de Icapuí deu início ao processo de Mapeamento das Manifestações Culturais Locais. A iniciativa é parte das exigências do Selo UNICEF – Município Aprovado 2008, e tem como tema: “Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena”. Com o foco nas expressões culturais de origem negra e indígena pretende-se estimular o reconhecimento dessas duas civilizações que por séculos formaram a base da identidade cultural da região, possibilitando assim, que gerações de hoje e de amanhã aprendam com o passado, fortalecendo suas identidades. Por outro lado, explicita-se o compromisso de promover a igualdade na diversidade, tanto quanto a formação e a disseminação de políticas públicas afirmativas como base para o desenvolvimento social e cultural das comunidades.
Todos os dias os Jovens Agentes Mapeadores lançam-se no campo de pesquisa ajudando o município a reencontrar suas raízes históricas. Trata-se de uma ação multidisciplinar na busca integrada dos valores e tradições em cada espaço social construído, permitindo-nos conviver, redescobrir e usufruir de suas heranças à medida que contempla a ampliação de iniciativas voltadas para a descentralização de ações que tem como um de seus temas transversais o trabalho com a Memória Local.
“Os costumes das pessoas são muito importantes. E a partir deles, no mapeamento, eu consegui entender melhor sua realidade atual, refletindo os acontecimentos passados que eles próprios me contaram. Além disso, aprendi a lidar com pessoas de épocas e costumes diferentes dos meus”. (Rodrigo Alexandre de Araújo – 15 anos – Mapeador Cultural)

Nenhum comentário: